quinta-feira, 8 de julho de 2010

Olho por olho, dente por dente!




Hoje eu entendi o significado do ditado: vingança é um prato que se come frio. Talvez você já conheça esse significado, não pelo fato de eu ter feito algo, de certa forma presenciei. Não serei hipócrita em dizer - caso eu cometa um erro – que eu não gostaria de perdão, claro que sim. Mas vamos analisar: antigamente, quando a justiça começou a se expandir, não havia igualdade, se você fizesse algo, seria punido de acordo com o que a pessoa prejudicada quisesse. Com o passar do tempo, veio o primeiro sistema de igualdade, que foi a Lei de Talião (do latim – igual). Provavelmente todos aqui já ouviram aquela expressão: “Olho por olho, dente por dente”. Então, antes não existia um sistema de igualdade, e depois desta lei, se um indivíduo cometesse algum delito – de acordo com a cultura da época – ele pagava o dano exatamente da mesma forma que fizera. Nada a mais, nada a menos! Olha que alegria, alguém te fez um mal, você vai lá e POU! Retribui! Pronto, acabou, nada de mágoas, ressentimentos, nada de vingança, porque ela já teria sido feita com outro nome: Justiça. Olha que maravilhaaa! HAHA Porque às vezes, um dinheiro de indenização não paga o mal que lhe fizeram. Digo por mim, se alguém me faz algo, eu jamais esqueço, aliás, eu não perdi a memória, então como esquecer? O que conta é olhar aquilo, e não se magoar mais com certas insignificâncias. Como uma cicatriz, se estiver cicatrizada, você verá as marcas, mas não irá mais doer, porém se ela estiver aberta, ai dói, mas você não é obrigado a esquecer, porque as marcas estarão lá, como não vê? Mas seria tão bom se fosse olho por olho, dente por dente, não haveria cicatrizes, pois não existiria. O cara vai, assalta e mata, e se matarem ele? Será que haverá tantas mortes desse jeito de novo? Eu não sou a favor da sentença de morte, apesar de ser simpatizante. Mas não vamos ser hipócritas e dizer que essas coisas não adiantariam, primeiro que não ia mais haver caso de rescendência, e diminuiria muito os casos que são cruéis, e cometidos repetidamente! Pela bíblia sei que devemos perdoar o nosso “irmão” 490 vezes por dia, por isso eu ainda perdôo, por obediência a Deus. Mas a minha vontade – que não conta – seria essa ai de cima: eye for eye, tooth for tooth!

3 comentários:

  1. Mas é isso ae, perdoar perdoamos, mas não perdemos a memória! haha
    O que passou vai estar sempre marcado, porém cabe a nós avaliarmos se deve ser ignorado ou não!

    ResponderExcluir
  2. porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.(1 samuel 16.7).

    Ou seja, não adianta tentar fazer algo apenas com a intenção de fingir uma atitude que não vem do coração.Talvez para as pessoas a atitude seja muito bonita mas Deus conhece a intenção dos corações.

    ResponderExcluir
  3. tem que ter a pena de mote pos a atitude de Deus em exterminar os primogenitos dos romanos foi lovavel so asim opovo teve a liberdade extermina os traficantes joga leis duras vc vai ver como vai ficar o pais olho por olho dente por dente.

    ResponderExcluir